sair

Tecle enter ou retorno para busca

II Encontro de Pais sobre DISCIPLINA POSITIVA


Próximo Workshop:

1 de junho de 2015
Segunda-feira das 19h00 às 22h00
Local: Clínica Plenamente (ver mapa)

Workshop para pais sobre Disciplina Positiva: desenvolvendo responsabilidade, cooperação e habilidade para resolver problemas.

Disciplina Positiva é um método que busca conciliar a firmeza e a gentileza ao mesmo tempo. Gentileza é importante para desenvolver respeito pela criança, e firmeza é fundamental para mostrar respeito por nós mesmos. A maioria dos pais está acostumado a associar firmeza com punição, broncas ou alguma forma de controle. A firmeza de forma isolada não é a melhor alternativa de disciplina. Quando os adultos estabelecem os limites e depois os aplicam somente por meio de castigos, sermões e controle externo é frequente que sejam geradas lutas de poder e mais revolta. Esta forma não estaria desenvolvendo segurança e socialização da criança. Quando elas têm alguma escolha, sentem-se fortalecidas e respeitadas. O que precisamos desenvolver é o controle "interno" das crianças, para que elas aprendam habilidades valiosas para a formação de um bom caráter.

Este segundo workshop será a continuação para aqueles que participaram do primeiro encontro, e está aberto também para os pais que não puderam vir. Ele será desenvolvido a partir de vivências e dramatizações para que os pais possam se envolver no universo da criança, compreendendo como elas se sentem e se comportam. Um modesto aperitivo será servido ao longo do workshop.

CINCO princípios básicos na Disciplina Positiva

  1. Ajuda a criança a desenvolver um senso de conexão (sentir-se parte e ter significado no ambiente social).
  2. Abordagem baseada no respeito mútuo e no encorajamento (gentileza e firmeza ao mesmo tempo!).
  3. Efeitos em longo prazo (considera o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre ela mesma e sobre o mundo - e a que conclusão ela chegou para sobreviver ou prosperar no futuro).
  4. Ensina habilidades sociais e de vida (respeito, interesse ao próximo, resolução de problemas, e cooperação, bem como contribuir em casa e na escola).
  5. Convida a criança a descobrir o quanto é capaz (estimula o uso construtivo do poder pessoal e da autonomia).

Treinadoras:

Bete P. Rodrigues, Palestrante e Consultora em Educação, Mestre em linguística aplicada. Certified Positive Discipline Educator, Tradutora do livro Disciplina Positiva

Maria Alice Fontes é Diretora da Clínica Plenamente, Membro diplomado da Academy of Cognitive Therapy, EUA; Mestre e Doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo. Certified Positive Discipline Educator.

Eventos futuros:

  • III Workshop de Disciplina Positiva para Pré Adolescentes e Adolescentes
    - 15/06/15, Segunda-feira das 19h00 às 22h00
    - 19/06/15, Sexta-feira das 19h00 às 22h00
    - 24/06/15, Quarta-feira das 19h00 às 22h00

Informações e Inscrições:

Pelo telefone 011 2364-2024 ou pelo email: secretaria@plenamente.com.br

Vagas limitadas.

2015-06-01

Plenamente Online

Informe seu e-mail* e receba nossos boletins

*Solicitaremos a confirmação na tela seguinte.
**Nunca usaremos suas informações para envio de spam